sexta-feira, 29 de maio de 2009

A Polêmica do Rodízio


Quando era criança pequena lá em Barbacena os rodízios costumavam acontecer em pizzarias, churrascarias e pontos comerciais de outros gêneros alimentícios. Pois não é que agora, vejam só, o rodízio pode acontecer nas penitenciárias.

A situação carcerária aqui na Província de São Pedro do Rio Grande é tão caótica que os juízes da Vara de Execuções Criminais da Capital decidiram adotar o tal "rodízio" chamado de sistema de noites alternadas. Nele os presos do regime semi-aberto dormiriam uma noite em casa e outra em um albergue ou colônia penal. Com isso o Judiciário pretende minimizar o problema da superlotação e incentivar o bom comportamento dos presos.

Penso cá com meus benjaminsbuttons... O que impede esse preso de sumir do mapa, desaparecer e voltar a cometer delitos na noite em que supostamente deveria (ou poderia) ficar em casa? Antes mesmo da implantação do rodízio isso já acontece. Basta lembrar de um exemplo próximo, do Sanfelice de Novo Hamburgo. Aproveitando-se do regime semi-aberto o bacanão simplesmente desapareceu. Por que os outros assassinos, ladrões e traficantes não farão o mesmo? A permissividade da nova medida facilita isso.

Você pode perguntar "tu não acredita que os caras podem se regenerar, ô infeliz?" e eu digo que sim, acredito, mas não no nosso atual sistema prisional. Nele presídios são verdadeiras escolas do crime. Ou melhor, a escola do crime é a rua, o presídio é a universidade. Pouquíssimas pessoas saem de lá ressocializados. A maioria acaba voltando para o crime.

Isso quando são presos nééé. Como desgraça pouca é bullshit, no começo dessa semana um juiz (que não é o Edílson) de Canoas liberou 15 suspeitos de formação de quadrilha de roubo de caminhões (é uma cilada Bino!!!). O motivo era o mesmo do tal rodízio, falta de vagas. Não havia onde colocar as finas flores.

Roubar não dá mais cadeia. Liberou geral!!! Os criminosos vão para (ou permanecem na) rua e os prisioneiros somos nozes com nossa pseudosegurança atrás de grades e cercas elétricas.



PS1: Já falei em outro post que investimentos em educação reduziriam necessidade de vagas em presídios.

PS2: Até lá, sim, precisamos de mais vagas, novos presídios e não abrir a cela e cantar "freeee as a biiiird". Solução de português, ó pá.

PS3: Claro que aqui eu esboço minhas opiniões toscas e leigas, afinal o blog é méu, méééu (risada maligna). Mas é sempre bom ouvir as partes envolvidas.

PS4: Por isso terça-feira, 02/06, o Blablablá Expresso na Unisinos FM entrevista o juiz Luciano Losekan, da Vara de Execuções Criminais. A entrevista é as 13h com Rodrigo de Oliveira e Camila Kehl.

PS5: E segunda tem mais um Mutirão 103 às 13h na Unisinos FM. Rodrigo, Camila, Vignoli e este que vos fala comentando o que foi notícia na semana. Sagacidade, acidez, pertinência e algumas bobagens. Ôvam!




Foto: Google Images. "Navalha" na carne, mano!

5 comentários:

Unknown disse...

Apesar do dono do blog nao curtir, eu sou obrigada a parafrasear o Renato "Legião" Russo para botar fogo nessa lenha (e nao em colchões, calma!!): "os assassinos estão livres, nós nao estamos".
Mas a coisa é bem mais complexa que isso, resumir com uma frasezinha musical seria simplista, vamos combinar! A verdade é que realmente a situação prisional no estado do RS é insustentável, nao tem a menor chance de recuperar qualquer preso!! Ou alguém acha que viver nas condições que os detentos vivem no Presídio Central é digno?
Por isso que fica difícil, muito difícil dizer que essa decisão dos juízes da Vara de Execuções Penais é um absurdo. Pq nao é! É público e notório que nao há espaço pra todos os apenados.
Vivemos então um impasse: nao tem espaço pra todos, então o jeito é...mandar pras ruas!!
Mas que situação essa nossa, nao...entre a cruz e a espada!! (a cruz e a espada?,hum, Paulo Ricardo e Renato Russo?? hehe, foi mal de novo aí, Felipe...)

Unknown disse...

Errata: Vara de Execuções Criminais e nao Penais!!
Aproveito e tb lembro, como já fez o Felipe: terça, às 13 horas, entrevista no Bla com o Juiz Losekann. Ele é bem legal, já o entrevistei em duas ocasiões, vale a pena! Unisinos FM, 103.3, vamo que vamo!

Nathalia Rigolin disse...

Esse é o Brasil! Como todos merecemos uma segunda chance; matem os reinsidentes que estaremos eliminando a poluição daqui. Com certeza todo mundo ia se "recuperar" e as cadeias iam começar a ficar menos lotadas. (Sim; eu me revolto; mas fica registrado que eu fico muito feliz por você voltar a escrever; você é fera! te adoro Fê!)

Unknown disse...

Concordo que o problema começa com a Educação precária do nosso país. Com um governo que está mais interessado no seu aumento de salário, ou bonus sem sentido e mto cara d pau. Escolas que não recebem materiais escolares e o péssimo salario pago aos professores, que querendo ou não, são as pessoas que transmitem conhecimento para todos. Todas as pessoas com profissões consideradas de grande prestígio precisaram deles para chegar onde estão. Então, obviamente, o problema começa por aí, porém sei que a coisa é bem mais complexa...Se tivermos q mudar as coisas, melhorar... uma reforma revolucionária é necessaria.
Mas eu me desviei do assunto prisões...e criminosos a solta shaushausausuas...porém deixo meu comentário.
ps: Lipe tu escreve beeemmm, qdo crescer quero c q nem tu...:p~

Desarranjo Sintético disse...

Bom, essa é uma situação complexa, mas com certeza a solução para se terem masi vagas não é ficar deixando delinquentes dormir em suas casas...é muito complicado...se eles fizessem umas boas prisões rurais, e fizessem os neguinhos trabalharem para comerem, para aprenderem algo e para não ficarem as nossas custas já seria o início de alguam educação...mas só pensam em medidas paliativas aqui...é incrível!
Abraços!

Fábio.