quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Corrupção


Ontem, dia 9 de dezembro, foi "celebrado" o Dia Internacional Contra a Corrupção. Essa data é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. Em 9 dezembro de 2003, mais de 110 países assinaram a Convenção, que entrarou em vigor a partir do dia 14 de dezembro de 2005.

O "celebrado" está entre aspas pois no nosso país poucos atentam para uma data como essa. A corrupção, infelizmente, tornou-se algo corriqueiro para os brasileiros. Ao invés de combatê-la apenas toleramos, fechamos os olhos ou, o que é pior, praticamos também.

Muito falamos da corrupção entre nossos governantes. "Em Brasília só tem ladrão". E em Pindamonhangaba? Itaquaquecetuba? Itapecerica da Serra? Porto Alegre? São Leopoldo? Tangamandápio(?!?)?

O grande problema do Brasil está na educação do seu povo. Naquela que vem do berço. Brasileiro quer tirar vantagem de tudo. O tão falado "jeitinho brasileiro". Nosso povo pensa assim, logo nossos políticos também o farão.

O Brasil tem jeito. Depende dos brasileiros.

6 comentários:

Rodrigo Dias disse...

Felipe, discordo de ti em partes.

Muitos brasileiros fazem o "jeitinho" porque vêem a impunidade para com os políticos e acham que, se os nossos representantes fazem, podem fazer também. O político é o reflexo da sociedade, mas a sociedade também é reflexo do político.

Não vejo, realmente, porque "celebrar" essa data. Não se pode celebrar algo como "contra a corrupção". E não em um só dia. Essa luta tem que ser diária, não apenas em um só momento.

E Tangamandápio? Bela homenagem ao Jaiminho. hehehe!

Abraço

Felipe Nabinger disse...

Sim Rodrigo, mas não podemos esperar que eles (governantes) mudem. O povo tem que se re-educar. Nós temos que fazer a mudança.

Pode ser até um pouco utópico, mas é assim que penso.

Muda o povo, mudam os conceitos, consequentemente mudam os políticos, os nomes. Saem os corruptos, entram os não corruptos, oriundos dessa nova sociedade que por enquanto só existe na minha cabeça...

=/

Gabi disse...

e será que os brasileiros têm jeito?

Unknown disse...

É aquela máxima né: "cada nação tem o governo que merece". É triste mas é a realidade.

Andressa Xavier disse...

Eu vejo como principal problema a impunidade. As coisas se repetem pq nada acontece na primeira vez. Ninguém tem motivo para ter medo de nada e assim vai fazendo e fazendo... Infelizmente o dia sequer foi lembrado, ou melhor, é pouquíssimo conhecido. Um dia sem corrupção já seria bom. Imagina se houvesse punição de verdade e ela acabasse?! Bom, vamos só imaginar... =/

Unknown disse...

Escutei uma vez de um certo professor (que não vou muito com a cara) mas tenho que admitir que o raciocínio tem lógica, bem dizia ele o seguinte: "O que faz a população cometer crimes e a grande chance que ela tem de sair impune, então tornar as penas mais elevadas não vai fazer com que isso mude, pois o "risco" compensa (para alguns), todavia qual pessoa cometeria um crime se soubesse que certamente seria responsabilizada? Mesmo que a pena ainda não fosse tão elevada, ela evitaria a pratica delituosa." Pensando nisso acabei corroborando com o pensamento se em nossa sociedade existisse uma fiscalização mais atuante que gerasse essa "certeza de responsabilização" acredito que muito dos ilícios e crimes teriam sua margem consideravelmente reduzida, mas enquanto isso não ocorre continuamos apenas com a esperança.