quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Natal


Bom, sou meio do contra, mas minha intenção não é acabar com a diversão de ninguém. O Natal é uma data de celebração. Famílias reunidas, mesas fartas, luzes, presentes... e hipocrisia.

Sim, hipocrisia. Nas reuniões familiares sorrisos amarelos, abraços falsos... nem todos os parentes cultivam amizades verdadeiras. Família é algo complicado. Mesas fartas, desperdício de comida enquanto muitos passam fome. E o que dizer dos presentes? O Natal perdeu seu verdadeiro significado e nada mais é que uma data comercial. Infelizmente.

O próprio Papai Noel... Reza a lenda que o "design" do bom velhinho como conhecemos (barba branca, roupa vermelha...) foi criado pela Coca-Cola. Analisando bem ele até lembra uma garrafa de Coca.

Natal é a data de celebrar o nascimento de um messias para os povos cristãos. Época de paz, de harmonia, ajudar o próximo. Poucos lembram disso. Estão muito ocupados fazendo compras. Presentes, presentes, gastos.

Enquanto isso crianças descalças, famintas estão nas ruas, bem ali do lado de fora das lojas. Você passa com suas sacolas cheias e finge que não vê. Esse é o espírito do Natal? Acho que não.

O que sobrou da ceia vai para o seu cachorro ou direto para o lixo. Ao mesmo tempo as mesmas crianças dormem, ou tentam dormir de barriga vazia. Esse é o espírito de Natal? Acho que não.

Não sou contra o Natal. Apenas acho que a forma como convencionou-se comemorar está errada. Aproveite a data, faço o bem, ajude alguém ou a si mesmo fazendo uma reflexão sobre isso. Esse é o espírito de Natal? Acho que sim.

Feliz Natal (no seu verdadeiro sentido) a todos!!!

2 comentários:

Vinícius Ghise disse...

Eu concordo, vale muito mais um abraço sincero, ou uma conversa com um familiar distante, do que essa palhaçada de presente pra cá e pra lá.

Ótimo Ano Novo

Andressa Xavier disse...

Acho que ficam todos mais "sensíveis", querendo desejar coisas boas e tal... Mas eu queria saber pq as pessoas não se desejam coisas boas todos os dias. Precisa de uma data especial pra isso? Concordo contigo. O Natal devia ser mais do que presentes e abraços forçados.