terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Um tango argentino não me vai bem melhor que um blues

É amigos, essa frase da música "À Palo Seco" do (onde está o) Belchior traduz bem o momento de contratações da dupla Gre-Nal. Tenho 25 26 anos de sonho e de planos e de América do Sul, mais precisamente de Rio Grande do Sul, e é evidente a admiração dos gaúchos pelo futebol dos hemanos.

Diferente dos meus conterrâneos, não sou paga pau de argentino. Sou gaúcho e brasileiro, nesta ordem. Porém, independente de naturalidade, temos que reconhecer a qualidade de alguns jogadores platinos. Maradona, Di Stéfano, Messi... Gênios da bola, verdadeiros craques.

O ano de 2011 tem tudo para tornar-se o ápice do argentinismo da era moderna na dupla Gre-Nal. O Inter que já contava com os ídolos Guiñazu e D'Alessandro contratou Cavenaghi e pode trazer Bolatti. O primeiro um centroavante que busca jogo, finaliza bem, bate faltas... Ok, tá valendo. Mas o segundo é um volante, na modesta opinião do blogueiro, limitado. Pelo interior tem "Bolattis" em meia dúzia de times e mais baratos... A diferença deste? Ele "habla castellano"... E hoje em dia isso é sinônimo de grife no RS.

Cavenaghi de terno e gravata ou Garrincha de regata e chinelo de dedo?
Quem você prefere no seu time? Foto: Divulgação/Inter
No lado tricolor, sem hermanos desde que a torcida ficou orfã de Maxi López, a novidade deve ser Dámian Escudero que começou no Vélez, passou pelo Villareal e estava no Boca para ser o "herdeiro" do algoz tricolor, Riquelme. Só por ser argentino, o meia já arranca sorrisos dos adeptos da metade azul. Os mesmos gremistas que lamentaram a saída de Jonas são aqueles que preferiam o "quase-gol" Herrera no lugar do agora atacante do Valência em 2009, não esqueçamos.

Para mim é indiferente se o cara é brasileiro, argentino, senegalês, do Cazaquistão... O importante é jogar bola. Irrita um pouco a supervalorização de jogadores por terem nascido neste ou naquele país.

Para alguns a grama do vizinho é sempre mais verde.



O vídeo está meio tosco, mas curtam a música da banda argentina Bersiut Vergarabat, do álbum Hijos del Culo (2000). Toco y me voy, como diria Galvão Bueno:



Bersuit Vergarabat - Toco y me voy

Te la toco de primera
Vos si querés la agarrás
Cada jugada que sueño se hace realidad
O pareciera... algo casual.
Aunque pongas la barrera
Yo te la mando a guardar
Toda la vida es un baile y te pueden bailar
Aunque no quieras , lo verás
En una cancha o en un bar...

Dando la vuelta manija me doy
Subiendo al latido de esta vibración,
Caño , taquito , chilena y tablón
El fuego sagrado de mi corazón ...

Toco y me voy
La camiseta es como un dios
Toco y me voy
No importa cuál sea el color...
Toco y me voy
La camiseta es como un dios
Toco y me voy
No importa cuál sea el color...

Y si me pintan la cara
Hoy no me voy a achicar
Cuando me muerda la pena no voy a llorar
Ha terminado el festival...
En un picado cualquiera
Mi alma se echa a rodar,
Este es el juego que siento y no pienso parar
Yo pongo el cuerpo hasta el final
En una cancha o en un bar...

Dando la vuelta manija me doy
Subiendo el latido de esta vibración
Tunel, jueguito y toma para el gol
El juego sagrado de mi corazon

Toco y me voy
La camiseta es como un dios
Toco y me voy
No importa cuál sea el color
Toco y me voy
La camiseta es como un dios
Toco y me voy
No importa cuál sea el color
Banderas al viento en la bienvenida

Toco y me voy
La camiseta es como un dios
Del cuadro que sigas toda tu vida
Toco y me voy
No importa cuál sea el color
Banderas al viento en la bienvenida

Toco y me voy
La camiseta es como un dios
Del cuadro que sigas toda tu vida
Toco y me voy
No importa cuál sea el color ...

Mais sobre Bersuit Vergarabat

Nenhum comentário: