quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Que marmota é essa???

Que Cleo Khun que nada! Quer saber a previsão do tempo pergunte a marmota! Pelo menos é o que fazem os moradores da cidade de Punxsutawney, que pela complexa pronúncia é a Itaquaquecetuba do nordeste dos Estados Unidos. O dia 2 de fevereiro é conhecido por aqueles pagos como o Groundhog Day, o Dia da Marmota.

Funciona assim: você vai até a toca de uma marmota, se o tempo estiver nublado e ela sair da toca o inverno vai ser mais curto, se o dia estiver ensolarado e ela ficar na toca, assustada pela sua sombra, o inverno vai ser longo, árduo e tenebroso. O popular "de renguear cusco". Bobagem? Ok, pode ser, mas quem somos nós para questionar tradições alheias?

Bill Muray e Andie MacDowell
Você que tem seus 20 e poucos ou vinte e todos anos com certeza já assistiu essa história em uma Sessão da Tarde da vida. O filme "O Feitiço do Tempo" (Groundhog Dog, 1993) tem o dia em que celebra-se o roedor como pano de fundo.

Bill Murray é o homem do tempo de uma TV local, um Paulo Borges melhorado, que é escalado para cobrir o Dia da Marmota. O cara faz isso todos os anos, está de saco cheio e louco para das no pé, mas inexplicavelmente fica preso no mesmo dia.

Dorme e acorda todos os dias no mesmo Dia da Marmota. Aí vem aquele lance de repensar sua vida e toda aquela moral hollywoodiana das comédias água com açucar. Que fique bem claro que não falo isso pejorativamente, até porque o filme é massa bagarai.

Aliás, rateou a dona Globo de não aproveitar o gancho. Seria muito melhor assistir novamente este clássico do que um dos 512 filmes sempre igual da Xuxa... Chuparam bala, hein!!!

Dona Maria do Carmo perguntaria:
Que marmota é essa?
Para você que não assistiu o filme, vai aí uma seleção de cenas em que Phill Connors (personagem de Murray) encontra o corretor de seguros Ned Ryerson (Stephen Tobolowsky), o legítimo colega mala sem alça e nem rodinhas de escola. Todos os dias. O mesmo dia.

Feliz Dia da Marmota!!!

Nenhum comentário: