terça-feira, 22 de março de 2011

Ode ao jornalismo

Charles Tatum telling the "truth" #not
Que me perdoem Rei Roberto e Tremendão... A ideia surgiu em um exercício de aula na Unisinos. Descrevi (ou tentei) a rotina de um jornalista.

Seguindo o mote de narrar o ofício de um profissional em forma de prosa e inspirado na música O Taxista (Roberto Carlos / Erasmo Carlos), saiu isso. Muita coisa, claro, fazendo referência as minhas obrigações diárias. Coisa bem específica, mas acho que está valendo. Lá vai:

O jornalista

Saio para o trabalho á pé, pois não tenho carro
Meu destino, todos os dias, é a estação de trem
Com o sono sempre atrasado, entro no vagão
Pelos trilhos, aquele caminho se repete
Geralmente apressado, mal vestido
Vou correndo e subo no coletivo
A porta se fecha, o ônibus arranca
Bato o ponto, no elevador vou subindo

Sou jornalista
No rádio, no jornal ou na revista
Depois de anos estudando,
O diploma é uma conquista

Acompanho o feed das agências
O tempo todo atualizado
Rádio-escuta, faço a ronda, redijo nota
Quando sou chamado

Durante o dia ouço e conto histórias
O que de mais importante está acontecendo
Faço de tudo um pouco nesta empresa
O esforço é quase sobre-humano

Sou jornalista
Na TV, na internet ou na revista
Não estou em um palco,
Mas tem que contar histórias como artista

A rotina nem sempre é a mesma
As notícias não escolhem hora
É morte no trânsito, muita chuva ou estiagem
Faço então um relatório mostrando que a audiência melhora

Tento agradar os editores, produtores e repórteres
E trabalhar sempre sorrindo
Mas ainda sou um ser humano
E só eu sei às vezes o que estou sentindo

Sou jornalista
No rádio, no jornal ou na revista
Depois de anos estudando,
O diploma é uma conquista

Sou jornalista
Na TV, na internet ou na revista
Não estou em um palco,
Mas tem que contar histórias como artista

Me sinto cansado com tanto trabalho na redação
Tem ainda aquele plantão na madrugada
O excesso de café ajuda a despertar
Mas não vejo a hora de voltar pra casa

Com o que ganho nem penso em filhos
Quem sabe se fosse pra assessoria?
Dar “tchau” para hora extra e para os serões
E finalmente ter folga nos domingos

Sou jornalista
Escuto, apuro, entrevisto
Mesmo reclamando,
Jornalismo é minha vida


E abaixo segue a versão original, homenageando os taxistas. Eles, aliás, são uma das principais fontes dos jornalistas #ficadica.

2 comentários:

Moda Leblon disse...

Olá, posso pedir a sua ajuda para divulgar meu blog? Qualquer ajuda que queira pode contar comigo também... Agradecida ...

https://www.youtube.com/watch?v=-zF2c_5XCaI

Moda Leblon disse...

..