domingo, 12 de outubro de 2008

No Dia da Criança, recordar é viver!!!

Oquei, não vou relembrar aqui exatamente minha infância, mas o período imediatamente posterior a ela.

Bom, assim que fiquei sabendo que o Offspring estaria de volta nossa capital foi acometido de uma certa nostalgia musical. Voltei no tempo diretamente para a época em que curtia Offspring, Bad Religion (que esteve em Curitiba a pouco, mas minha situação financeira me impediu de presenciar), Green Day, NOFX, Pennywise, Blink 182...

Não que eu tenha deixado de curtir tais bandas... apenas não são mais a que figuram como "cabeça-de-chave" na minha setlist doméstica. Na época minha mentalidade era outra. Como bom pré-adolescente e posteriormente adolescente tinha que externar minha rebeldia. Quem me conhece sabe que de rebelde não tinha nada (ao menos nas atitudes)... Então me aproveitava da rebeldia presente nos temas das letras dessas bandas que em muito se parecia com os meus sentimentos da época (credo, que emo isso ¬¬).

Som rápido, letras grudentas, algumas sobre temas políticos e sérios (Bad Religion, Pennywise...) outras just for fun falando de aventuras ou desventuras com gurias ou de bebedeiras com a galera (Blink 182, às vezes o Green Day). Músicas com 3, 4 acorde no máximo. Despertaram em mim a vontade de aprender a tocar um instrumento. e fazer uma banda. Logo pensei no baixo, pois, nesse tipo de som (punk, hardcore, hardcore-melódico, pop-punk... como quiserem) é o mais fácil dos instrumentos. Meu irmão, dois anos mais novo, com maiores aptidões para a música aprenderia guitarra.

Essa primeira idéia de banda, um trio (eu, meu irmão e um baterista) nunca saiu do papel e logo percebi que tocar um instrumento não era pra mim. Algum tempo depois meu irmão, já tocando guitarra muito bem, se apoderou do meu baixo que estava em um canto criando poeira e passou a tocar o instrumento. No fim fizemos uma banda, eu nos vocais, ele no baixo e dois amigos na guitarra e na bateria. A banda não seguia essa linha sonora, o esquema era outro embora essas influências estivessem presentes. Foi divertido enquanto durou porém não deu certo.

O fato é que o som de cara como o Offspring me marcaram e consolidaram meu gosto musical. (para o lado do rock, já que poderia ter pendido para o lado do sertanojo ou do pagode como muitos amigos na época ¬¬). Depois disso passeia a beber em novas fontes. Passei pelo heavy-metal, brit-rock, anos 80, grunge, indie... Enfim, escutando um pouco de tudo (Rock, ok?). Sou um cara bem eclético e procuro conhecer sons que não conheço antes de criticar. O que eu curto "assimilo" o que não curto descarto.

O Offspring vai passar pelo Pepsi On Stage, dia 04/11. Tudo bem que os caras vem até com uma certa frequência pra cá, mas recordar é viver. Pretendo estar lá. Quem viver verá!!!

Um comentário:

Juliana.... disse...

Nossaaaaa Offspring.... Lembro dos clipes deles, quando eu passa a tarde todo vendo a MTV. Vixi, bons tempos aqueles =/

Beeeijos, Lipe. Notícias atualizado.