quinta-feira, 12 de março de 2009

Quem vigia os vigilantes?


Sempre gostei de histórias em quadrinhos. Oquêi, eu era um pré-adolescente nerd e agora ainda carrego comigo resquícios desse tempo perdido. Nunca fui daqueles mais viciados, com gavetas cheias de revistas e tudo, mas conhecia a histórias dos principais personagens e acompanhava o desenrolar das aventuras.

Lia Homem-Aranha, Batman, X-Men... Heróis mais "problemáticos". Mais humanizados. O Homem-Aranha que salva o dia, mas não consegue pagar as contas ou ficar com a guria que gosta, o Batman com desejo de vingança, a perda prematura dos pais, a vida dupla de milionário "fanfarrão" e justiceiro mascarado, os X-Men com seus poderes sobre-humanos e por isso mesmo discriminados e marginalizados na sociedade...

Mas nada, NADA, se compara com Watchmen. Essa mini-série criada por Alan Moore (também autor de "V de Vingança" e "A Liga Extraordinária") e com ilustrações do Dave Gibbons (que já desenhou o Lanterna Verde, o Batman e o Superman, entre outros) criada em 1986 é um marco na história da HQ. Nela os hérois nem sempre são tão heróis, o vilão nem sempre tem um rosto.

Os paladinos mascarados não tem superpoderes (exceto Dr. Manhattan, interpretado por Billy Crudup). São pessoas comuns com problemas comuns, mas que de formas bastante pessoas tentam defender a sociedade (de vilões? dela mesma?). Seus métodos passam a ser questionados e a pergunta que surge é "Quem vigia os vigilantes?".

Eles passam então a ser proibidos por uma lei de combaterem o crime com as próprias mão e penduram a chuteira (ou melhor, as capas). Porém o assassinato de um dos antigos membros do grupo (Jeffrey Dean Morgan na pele do Comediante) faz com que voltem a ativa, agora mais velhos, com mais medos e questionamentos quanto à validade do que estão fazendo e por quem estão fazendo.

Nem todos tem acesso ao gibi, até porque o negócio bombou mesmo nos States. Porém, contudo, todavia e entretanto o diretor Zack Snyder (de 300) transformou o que era considerado "infilmável" (pelo próprio Moore, que proibiu a colocação do seu nome nos créditos) em um filme ducarai! O legal é tentar conseguir (hoje com internet é mais fácil) a minissérie antes de ver o filme. Mas se não puder tudo bem. Basta NÃO ir para o cinema com a idéia de ver um "filminho de herói" com "lutinhas" e sangue.

As "lutinhas" (e que "lutinhas"!!! =D) e o sangue estão lá, só que Watchmen é muito mais que isso. É interessante refletir sobre a ética da nossa sociedade, sobre a degradação, o lado podre, desse mundo velho sem porteira (?) em que vivemos. O que é o Mal? O que é o Bem? Quem são os hérois? Quem são os vilões?

Leiam a revista e/ou assistam o filme (não que as respostas estejam lá... =P).

"Recomendio"! ^^




PS1: Fui ao cinema sozinho assistir, primeira vez na vida. Tem seu lado bom, ninguém fica enchendo o saco perguntando as partes que não entendeu a todo momento. =D

PS2: Spectral II *-* (suspiro). Malin Akerman loira, morena... seja como for! xD

PS3: Oscar para Jackie Earle Haley(o Rorschach)! O fato de passar a maior parte do filme mascarado não importa, o cara dá um show de interpretação, expressão corporal, empostação vocal...

PS4: Spectral II *-* (suspiro). Malin Akerman loira, morena... seja como for! xD [2]



Foto: Divulgação

Nenhum comentário: