terça-feira, 16 de setembro de 2008

Blindness

Ela caminha determinada. Passos firmes, acelerados. Possivelmente nunca viu as ruas por onde passa, mas sente o vento, seja ele natural ou causado pelo movimento dos carros que passam. Sua bengala é uma extensão do seu corpo, tocando o solo e servindo como seus olhos.

Será que algum dia já utilizou os verdadeiros olhos? Será que já viu , um dia, que é uma mulher bonita? Quem a vê passar sabe que é. Ainda mais passando por cima de dificuldades tão grandes com uma garra que transborda do seu ser.

Por que passa tão depressa? Para onde estará indo tão cedo da manhã? Estuda? Trabalha? Atiça a curiosidade. Uma dessas atividades deve fazer. As pessoas "ditas normais" reclamando de tudo e ela que foi privada de um sentido (seja qual for o motivo) carregando um semblante alegre. Manhã fria, garoa fina. Não importa.

Ela "vê" as pessoas a sua volta? Sente o cheiro, toca em seu rosto tentando construí-lo mentalmente? Será que precisamos de todos os sentidos para nos relacionar com os outros e com o mundo? Tem vezes que sem um deles conseguimos "sentir" a vida de uma maneira diferente e mais atentos aos pequenos presentes que ela nos dá.

Sentir uma brisa leve em um dia primaveril, ouvir os pássaros cantando acima do barulho da cidade, sentir a textura da pele de alguém que gostamos. Com certeza ela faz isso. Pessoas que enxergam talvez dependam demais dos olhos. Ela não. E enxerga mais do que muitos que conheço.

OBS 1 - Esse post é baseado em fatos reais.

OBS 2 - Não tem relação direta com o filme Blindness do Fernando Meirelles (que ainda não assisti mas estou louco pra ver). Apenas Usei o título por falta de criatividade mesmo. =P

OBS 3 - O filme citado acima é baseado no livro Ensaio Sobre a Cegueira do José Saramago. Recomendo, o livro é muito bom!

OBS 4 - A moça de roxo na foto é a Jessica Alba. Presente para a galera. Confesso que não sei que filme é esse que ela estava gravando, mas o blog ficou mais bonito. (risos)

3 comentários:

Gabi disse...

opa!
é podemos ser colegas de PG I...
a aula que eu menos me situo hahahaha
independentemente disso gotei muito do teu texto e tomei a liberdade de te linkar.

bjos

Rodrigo Dias disse...

Sim, nós somos dependentes dos olhos. Sem eles estamos ralados. Agora, quem nunca teve como ver, com certeza vai sofrer bastante quando começar a enxergar.

Até vi um filme que tratava isso, mas esqueci o nome. =P

ABrass

Heitor disse...

Já nos ensinou o grande Shaka de Virgem (hahaha) que ampliamos grandemente a capacidade dos outros sentidos deixando de usar um deles. No caso dele, justamente ficava sempre de olhos fechados inibindo a visão tradicional.
Há tempos os grandes mestres de algumas artes marciais orientais são famosos por trabalharem essa mesma técnica dos olhos fechados para expandirem sua visão pela audição principalmente.

Por outro lado hoje temos tanta informação visual e apelo para que utlizemos mais os olhos do que qualquer outro sentido que vamos acabar por esquece-los. É ver para crer. haha.

Valeu pelo coment no meu blogue Felipão! :D
ótimo texto.
tem uma letra O repetida ao lado da foto da bela Alba.
abração! no aguardo da atualização. tah no meu iGoogle jah! :)