quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nada se cria...

Vem cá, alguém ainda não sabia que o NxEMO, digo NxZero, é uma "colcha de retalhos"??? A música (?) dos caras lembra tudo aquilo que já foi feito e requentado umas duas vezes lá nas gringas com o hardcore melódico/pop punk/emo canastrão.

Eis que uns caras de uma tal de Taking Back Sunday, banda formada em 1999 lá nos States, em um vídeo chat com fãs brasileiros acusou os caras da NxEmo de plágio. Segundo eles a música "Daqui Pra Frente", que até pouco tempo era trilha de abertura da Malhação, nada mais é do que uma cópia de MakeaDamnSure de 2006 e maior "hit" dos emos americanos.

Dá uma olhada nisso:


Os caras se arriam legal no NxZero (hUAhUAhuHauHUA). A ironia impera. No final do vídeo temos uma pequena amostra das duas músicas e realmente é cara de uma focinho da outra! Tá certo que são apenas trechos, mas é o máximo que dá pra aguentar. =P

O fato é que esses caras com suas roupinhas justas e trejeitos para lá de suspeitos ganham uma nota preta e tem trocentos fãs espalhados pelo Brasil. Como pode??? Simples. Os caras contam o produtor Rick Bonadio que trabalhou com os Mamonas Assassinas e é o grande (motherfucker ¬¬) responsável pela explosão do CPM 22, por exemplo. O cara sabe o que a gurizadinha quer ouvir. Pega um pouquinho de uma música gringa aqui, outra ali chega pra bandinha da vez e diz: "A próxima música de vocês vai ser assim". Feito o carreto.

Quando questionado sobre a acusação de plágio vejam o que esse "midas" da música brasileira respondeu:

“Essa é mais uma das muitas coincidências do mundo musical em que hoje, na música pop universal, é inevitável que trechos das melodias pareçam umas com as outras em várias partes do mundo, assim como na música “El Condor Passa” (Daniel A. Robles/ Jorge Milchberg) famosa por Simon & Garfunkel, nota-se uma grande coincidência de melodias com o Hino Brasileiro. Outro exemplo clássico é da época do Blues. Se você ouvir dez artistas diferentes, vai identificar melodias semelhantes, assim como nas bandas de hardcore e outras que seguem o mesmo estilo. O chato é que as pessoas só percebem esses detalhes quando um artista faz muito sucesso.”

Melodias semelhantes até vá... mas iguais "dotor" Bonadio? Faz-me rir!!! As pessoas só percebem isso quando o artista faz muito sucesso ou o artista faz muito sucesso por que as pessoas não percebem? Hein? Hein? Esse mesmo produtor ausou os caras da banda Detonautas (que chora de ruim, aliás) de plágio a um tempo atrás... Pimenta no dos outros é refresco. Como diz uma das músicas que ele ajudou a transformar em hit "o mundo dá voltas".

Procurando na internet vi que o NxZeroaEsquerda já está acostumado com "conhecidências". Ouçam e tirem suas conclusões (não se preocupem, são apenas trechos, não quero torturar ninguém):



Nada se cria, tudo se copia. ¬¬

3 comentários:

Luíza Nogueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

agora tudo faz sentido na minha vida

juliana disse...

que lixo... na real faz muito tempo que não surge nada de REALMENTE bom na música que faça sucesso. tanto aqui no Brasil quanto lá fora.

ou meus critérios andam muito acima do nivel do mar. =S