sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Friday the 13th

Hoje é sexta-feira 13. E daí? Tem gente que leva a sério demais as superstições e mudam sua rotina por causa da data. Existe até uma fobia relacionada com o medo de sexta-feira 13. O nome da fobia é parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia (bei, não sei o que é pior o_O).

Diz a crença popular que o dia 13, quando ocorre em uma sexta-feira, é o dia do azar. Existem várias teorias que tentam explicar a origem dessa crença. Uma delas é que a Ordem dos Templários foi declarada ilegal em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307, pelo meu quase xará, rei Filipe IV que mandou torturar e matar simultaneamente os membros dessa ordem na França. Depois disso foram presos e executados por heresia.

Há quem ligue a data à morte de Jesus Cristo que poderia ter acontecido em uma sexta-feira, dia 13. Na mitologia nórdica tem uma história de que a deusa do amor e da beleza, chamada Frigga (que deu origem a palavra frigadad que quer dizer sexta-feira) foi transformada em bruxa quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo. Os que antes a veneravam agora a tratavam por bruxa. Desde então ela estaria se reunindo toda sexta-feira com mais 11 bruxas e o coisa-ruim e os 13 ficariam o dia todo rogando praga nos humanos ("vaderetro" o_O).

Desde então o gato preto é evitado, redobra-se o cuidado para nao passar por baixo de escadas e o número de figas e pés de coelho dobram cada vez que o clendário marca essa data. Para mim é um dia como qualquer outro. Das duas uma: ou realmente não tem nada de especial ou eu sou azarado por natureza, todos os dias, independete se é sexta 13 ou não. =P

O mais importantante é que amanhã é sábado 14! Final de semanaaa!!! Como um dia que antecede o findi pode ser maldito? Hein, hein?

Boa sorte para todo mundo! ^^


Imagem: Google Images

Um comentário:

Luíza Nogueira disse...

Essa sexta-feira 13, foi meio cor-de-rosa. Não achou? =P