sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Quando o carnaval chegou


"Carnaval, carnaval, carnaval
Fico tão triste quando chega o carnaval"
(Luis Melodia, "Quando o carnaval chegou")

Pois é, chegou o carnaval... Tempo de encher a cara, promiscuidade e música ruim. Bêbados(as) chatos(as) nas ruas, vomitando pelos cantos. Galera se pegando depois de tomar um goró cagando não dando atenção para proteção (e nem pra cara fubanga da dita(o)cujo(a)) e música de gosto duvidoso a pleno volume nas festas e nas ruas. E nesse último ponto, fique claro, não estou falando do samba-enredo que até podemos considerar uma forma cultural genuinamente brazuca, mas sim do "pagode universitário", "sertanejo universitário" (pô, mas esses universitários de hoje... ¬¬) e do funk.

Carnaval vale pelo fato de ser feriadão. Embora seja ponto facultativo, aqui no Brasil, tudo é festa e motivo para não trabalhar (carnaval então, vixi...). O pessoal aproveita os quatro dias de folga e se manda para a praia. Gosto de praia. Por esse aspecto valeria a pena se não fosse o trânsito caótico e lento das nossas estradas, a orla (a.k.a. beira da praia) cheia de farofeiro e magais com seus carros de som potente e gosto musical sobre o qual já falamos acima.

Nunca fui fã de carnaval. Esse ano trabalho segunda e terça e caso não assista televisão (com desfiles de carnaval de POA, SP, Rio e mais os blocos de Salvador) acho até que vou esquecer em que época estamos. Não me importo. em "perder" esse feriadão. Jornalista, sabidamente, não tem vida própria, não tem final de semana, não tem feriado (também não tem dinheiro...) e mesmo assim é feliz. Se a pessoa estuda jornalismo e não se conscientizou disso dá tempo de mudar de curso.

Quem sabe ano que vem (se eu ganhar feriadão, se não... tudo bem) experimento algo alternativo como o Psicodália. O lugar pelo que me disseram é muito bonito, a galera tem algo na cabeça e o mais importante: o som que se ouve é rock!!! Tem que acampar, teria que deixar meu lado guri-de-apartamento de lado... vale a tentativa. Quem quiser ler uma opinião de quem já foi pode visitar o blog do Diego, colega de jornalismo na Unisinos.

Aos que estavam ansiosos e que gostam dessa época do ano, bom carnaval. Para quem, assim como eu, não tá nem ai ficadica de trilha sonora: "Los Hermanos - Todo carnaval tem seu fim".



Uhuuuuuu! =P



Foto: criança representando um Pierrot, Google Images