sábado, 7 de fevereiro de 2009

Vivendo no vazio

OBS: Sei que é sábado, mas o assunto de hoje é sério. Não que os das postagens anteriores não o fossem, mas hoje dispenso o bom humor tradicional que, acredito, volta amanhã. Agora é hora de refletir.


17 anos vivendo no vazio. Não poderíamos dizer escuridão pois não sabemos se no lugar onde se encontra a luz se faz totalmente ausente ou, pelo contrário, a luz ofusca e deixa tudo branco, da mesma forma cegando os olhos.

O que é o coma. Para os que creem em alma, para onde a mesma vai enquanto o corpo se encontra inerte. Na escuridão, seja ela preta ou branca? Para o mesmo lugar em que vamos em sonho enquanto dormimos?

Hoje a italiana Eluana Englaro deixou de receber qualquer tipo de alimentação e hidratação feito por sonda. Seu caso vem sendo acompanhado pelo mundo todo. Ela em coma desde 1992 e os pais lutando pelas vias jurídicas para que sua filha tenha o direito de morrer.

A questão polêmica dividiu o governo italiano. O premiê Silvio Berlusconi aprovou um decreto lei que proibe a suspensão da alimentação e hidratação de pacientes que não possam se expressar sobre o assunto. Porém o presidente Girgio Napolitano recusou-se a assinar tal decreto pois considera o mesmo inconstitucional.

Até que ponto pode o ser humano interferir na vida e na morte de um semelhante? Após 17 anos inerte e terminadas as forças dos pais que sofreram com a angústia e a incerteza do despertar da filha não seria hora de deixar a vida tomar seu rumo natural?

O Vaticano acha que não. O Papa lamentou o veto de Napolitano e disse que mesmo frágil a vida humana deve ser reafirmada na sua dignidade com absoluto e supremo vigor, defendendo que os médicos deveriam continuar lutando para que Eluana continue viva.

É uma questão de tempo para que seja feita a vontade, não se sabe se de Deus, dos homens... Eluana não pode opinar sobre seu próprio fim. Será que é desejo que a agonia dos pais tenha um fim? Será que gostaria de continuar lutando?

Nunca saberemos.

2 comentários:

Desarranjo Sintético disse...

Esse é um assunto delicado. Será que seria o caso de todas as pessoas afirmarem seus desejos a esse respeito todas as vezes que forem hospitalizadas? É mutio complicado, sera´que o corpo da menina sofre? Ou quem sofre são somente seus pais? Com a morte pelo menso isso se encerraria, a esperança já cansada, ficaria enfim em paz. Mas não sei se eu teria coragem de assumir esse pedido de morte de minah próprai filha, ou qualquer pessoa íntima, a não ser que ela tivesse expressado isso antes, porque senão sempre ficaria com uma "e se" na cabeça...e se tovesse dado masi um tempo, será que ela não voltaria...é muito triste a situação...
Espero que Deus diercione a mente das pessoas envolvidas para o lugar certo, para que elas possam enfim descansar!

Abraços
Fábio.

Marcinha disse...

Bom este assunto é mesmo muito delicado e cheio de "se" mas eu particularmente teria tomado a mesma decisão dos pais, pois na verdade ninguém sofre mais do que os pais desta menina e se eles tomaram esta decisão, pois sendo eles os responsáveis por um dia terem dado a vida a esta menina, somente eles tem o poder de tomar esta decisão, pois Pai e Mãe sabem quando os filhos estão sofrendo, eles sabem exatamente o que sentimos...mesmo quando estamos longe, portanto se eles tomaram esta decisão é pq bem lá no intimo deles a Eluana está dizendo que não tem mais volta e ela mesmo quer poupar o sofrimento deles...