terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Nota... 9,7. Uuuuuh!!!


Tá, pra não falarem que tenho implicância com os desfiles de escolas de samba, tem uma coisa que eu curto que é a apuração (bom mulheres em trajes mínimos ou quase nulo são bem legais... então tem duas coisas que eu gosto nos desfiles).

Hoje saíram as campeãs de Porto Alegre e de São Paulo. Por aqui deu Imperadores do Samba com um enredo que homenageava os 100 anos do Internacional e os 50 da própria escola. Não precisava nem desfilar. Da mesma forma que a Bambas da Orgia foi campeã em 2003 homenageando o centenário do Grêmio qualquer escola que fizesse o mesmo com o co-irmão levava o caneco, isso é fato. Em Sampa deu Mocidade Alegre com um samba que falava do coração.

O legal da contagem dos pontos é que as notas são fracionadas (a.k.a. "quebradas"). Então uma escola pode ganhar por 1 décimo (pelo regulamento de Porto Alegre) ou por um centésimo (pelo de São Paulo). Não foi o caso, mas poderia ser. Os resultados estão nos links, no parágrafo anterior, que deixei para o pessoal conferir a pontuação.

Confesso que não acompanhei nenhuma das duas apurações, porém pretendo fazê-lo com a do Rio de Janeiro. Não assisti aos desfiles, mas o que chama atenção são as reações dos membros das escolas de samba a cada nota ditada pelo tradicional locutor.

Por exemplo: o cara vai dar a nota do quesito harmonia (escolhi um que nem sei bem o que é) e diz "Unidos do Cafundó do Judas, nota (pausa dramática) 7,5". Faz-se um silêncio sepulcral. Em seguida "Beija-Flor de Nilópolis, nota 10" (imagine que até agora só teve notas 10). Comemoração, câmera no barracão, galera pulando... Por fim "Estação Primeira de Mangueira, nota (pausa mais que dramática) 9,8". Ai a casa cai, é "fdp" pra lá, "ladrão" pra cá, vaias e mais vaias, presidente da escola prometendo pegar o jurado na saída... E isso que foram só dos décimos!

Essa história de notas fracionadas dá mais emoção. Imaginem se a moda pega e levam isso para o futebol. Gol de cabeça vale mais 0,3 pontos, de penalti 0,1, de fora da área 0,4 e se for do meio campo dá logo 1,0 pro cara porque nem o Pelé fez!

Amanhã, 15h45min, apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro. Programáááço para quarta-feira de cinzas. =P



Foto: Galera, mais calma, depois de algum 9,7 da vida (Google Images). Pensei em por uma das musas do Carnaval, mas esse é um blog família e sacanagem a internet tem de sobra. =P


4 comentários:

André disse...

Apuração do Carnaval é tri...

Quando eu ainda "torcia" por uma Escola, era mais tri ainda.

Torcia pra Imperatriz Leopoldinense, no Rio, só pra ser contra minhas manas que torciam pra Mocidade!

Nessa época, a Imperatriz levava todas, hehehe...


Abraços.

Felipe Nabinger disse...

Eu torço para que as escolas grandes levem notas baixas... Para dar confusão mesmo hehehe.

OBS: corrigi na postagem o horário da apuração do RJ, 15h45min (diferente do que eu havia publicado anteriormente)

Luíza Nogueira disse...

Heinhô Batista, faz um post sobre a estréia do Grêmio na Libertadores :D

Desarranjo Sintético disse...

Bah até olhava os desfiles do Rio e alguma coisa de Porto. As de São Paulo nunca me interessaram. Mas confesso que faz um tempinho que não olho mais. Tinha todo um ritual de acompanhar as escolas e as notas, os sambas enredos .... acha que era uma enorme festa onde as diferenças eram deixadas de lado e que poderiamos quem sabe, mudar as coisas dali para frente. Aí agente cresce. Cresce e vê que as coisas não funcionam mesmo assim e que é você que tem que lutar sob tanta farsa, mentira, corrupção, pessoas que pagam para estarem na mídia, noticias destorcidas, vidas de faz de conta que não existem, exploração da mao de obra barata, banalização do sexo ... o carnaval deixou de ser uma festa popular que representou muito o seu povo, que fazia parte da nossa cultura. Hoje é um comércio e muitas vezes são nossas crianças exploradas sexualmente para atrair estrangeiros ao país. Comemoro o carnaval. Com amigos, com uma boa bebida, uma boa comida e num bom lugar. O pior é que este evento rende muita receita para o país.

Verônica Elias