sábado, 14 de fevereiro de 2009

Xenofobia no Brasil?


Como todo mundo está careca de saber (principalmente eu, mas não quero falar da minha calvíce) o Brasil tem seu povo constituído de uma grande mistura dos mais diversos tipos de raças e povos. Uma (con)fusão de portugueses, espanhóis, holandeses, italianos, alemães, japoneses, índios (o brasileiro original)... Nosso povo é reconhecido, muito por causa dessa origem tão variada, como um povo acolhedor para com os que aqui chegam de outros países, sejam eles turistas ou imigrantes.

Pois eis que um jornal suíço aparece dizendo que o Brasil é um país xenófobo. O "Neue Zürcher Zeitung" diz que segundo sondagens internacionais 72% dos brazucas são xenófobos., ou seja, tem aversão a culturas diferentes, pessoas de outros países que trariam esse "choque cultural". Eles ainda meteram o pau no Lula e na imprensa brasileira, dizendo que publica notícias inventadas e já destruiu com a vida de diversas pessoas.

Isso está me cheirando a suíços maguadinhos, dor-de-cotovelo. Por quê? Bem, tudo começou no dia 9 de fevereiro quando uma advogada brasileira foi agredida por um grupo de "cabeças-pelada" tendo diversas partes do corpo marcadas por estiletes. A brasileira estava grávida de gêmeos e perdeu os bebês depois do ataque. As marcas em seu ventre, SVP, são a sigla do Partido do Povo Suíço, contrário à política de imigração no país.

Ministros brasileiros prontamente mostraram sua indignação. Paulo Vannuchi (SEDH - Secretaria Especial dos Direitos Humanos) disse que o fato "remete ao terror do holocausto", Celso Amorim (Relações Exteriores) cobrou do governo suíço uma apuração detalhada dos fatos.

Acontece que um laudo técnico da polícia suíça diz que a brasileira NÃO estava grávida. O mesmo jornal que chamou o Brasil de país xenófobo disse então que "inventar" gravidez é algo comum entra as brasileiras para pressionar os maridos (ela é casada com um suíço).

As investigações não estão encerradas. Os fatos ainda estão sendo apurados. Mesmo que essa brasileira tenha inventado a gravidez, inventado o ataque dos skinheads, a imprensa da Suíça tem o direito de falar um monte das asneiras sobre o povo brasileiro? Que temos problemas é sabido. Agora, xenófobos? Não temos aversão à pessoas de outras nacionalidades. Fato!

Salvo, talvez, os argentinos... =P



Saiba mais:

Brasileira atacada por skinheads na Suíça

Vannuchi diz que ataque remete ao holocausto

Jornal suíço contra-ataque e chama Brasil de xonófobo

Argentina (só para descontrair) =P


Foto: Attila Kisbenedek/AFP

Um comentário:

juliana disse...

Cara eu fico abismada com a falta de, nem sei a palavra, sinceridade? honestidade? solidariedade? Quer dizer, aqui no Brasil se qualquer brasileiro agride um estrangeiro, essa pessoa é, no mínimo, ajudada de todas as formas pelas nossas autoridades e em nenhum momento passamos a culpa pro país de origem do cidadão. é como dizer: veio pro brasil sabendo dos riscos de ser assaltado então que nao viesse.

Tudo bem, vai ver o laudo policial partiu das mãos de um policial desse partido anti-imigração. Vai ver o jornal que escreveu isso também faz parte desse partido - o mundo é cheio de politicagem. Mas as autoridades do país concordarem com isso muda todos os fatos.

Porque que alguém que finge estar gravida fingiria estar grávida de gêmeos?? Ela tem como provar que estava (ultrasons, exames, etc), então além de se queimarem perante seus cidadãos com declarações hipócritas desse tipo os suiços ainda se quiemam perante o resto do mundo.

Depois a gente é que é povinho. Bah.